As vantagens dos recuperadores calor a pellets

 

Recuperador Ecoforest Eco III 13.5kw

Vantagens recuperadores de calor

 

Neste artigo mostraremos algumas das vantagens recuperadores de calor e salamandras a pellets

 

Sem fumos nem cheiros

Ao adquirir um recuperador de calor a pellets seja um encastrável ou salamandra, alguns dos principais problemas relacionados com a queima de lenha para aquecimento desaparecem, por exemplo, é o fim dos problemas de fumo em casa, e o cheiro característico na casa e na roupa. Um equipamento a pellets pode ser instalado em casas particulares, restaurantes, lojas entre outros.

 

Sem Chaminé Tradicional
Uma das grande vantagens destes equipamentos é que não necessitam da chaminé tradicional, podem ser instalados em qualquer local da sua casa, a única exigencia é ter uma saída para o exterior (8cm de diametro) para libertação do dióxido de carbono (CO²) resultante da queima dos pellets.

 

Uma Salamandra ou um Encastrável a pellets
Existem soluções para quem tem lareira, que é o caso dos recuperadores de calor encastráveis. Para quem não tem lareira a opção indicada é as salamandras.
Mesmo não tendo lareira pode adquirir um encastrável, é só instalar no local desejado garantindo a já referida saída para expulsão do CO2, e fazer uma cobertura em pladur (gesso cartonado), em mdf ou mesmo um kit de pedra para lareiras, obtêm assim uma lareira facilmente.
Se não tem lareira nem lhe interessa fazer uma lareira falsa, pode optar pelas salamandras que permitem alcançar o mesmo nível de calor que qualquer outro recuperador de calor a pellets da mesma potência, só tem de garantir a já referida saída para o exterior.

 

Económia e rendimento
Os pellets é uma lenha que tem um teor de humidade bastante reduzido e isenta de resinas o que permitirá uma combustão quase na totalidade, os resíduos ou cinzas resultante da queima é entre 1 e 3%. Outra das vantagens que origina o seu alto rendimento é o seu tamanho reduzido (6mm ou 8mm), que permite a queima por dosagem, ou seja, o pellet vai caindo pouco de cada vez, permitindo sempre corrigir cadência da queda, controlando a temperatura que se deve estar divisão.

 

Aquecimento Ecológico
Para o fabrico dos pellets só é utilizado restos de madeira, provenientes da limpeza de florestas e dos restos da indústria da transformação da madeira, o fabrico dos pellets não implica por isso o abate directo de qualquer árvore. Com emissões reduzidas de partículas e CO2, aproximadamente 1 grama por hora de CO2, em alguns países os recuperador de calor a pellets já estão isentos de testes de poluição por esta ser considerada sem relevância.

 

Funcionamento fácil
outra das vantagens recuperadores de calor é o acendimento automático, uma das características principais destes equipamentos que torna o aquecimento fácil e rápido, basta um simples premir de botão para dar inicio à ignição dos pellets, normalmente fica com chama ao fim de 5 minutos. Quase todos os equipamentos têm um tempo limite para atingir uma temperatura minima que determina se o acendimento foi ou não bem sucedido.A autonomia de cada equipamento é depende da capacidade do seu depósito, e do consumo de pellets mínimo e máximo em funcionamento. A autonomia nos recuperadores de calor a pellets é bastante grande e dá algum conforto ao utilizador, evitando as corridas constantes para reabastecer o recuperador de calor, em média pode chegar a 30 horas de funcionamento continuo.

 

Temperatura regulável
A temperatura é regulável, podendo configurar-se uma que torne o ambiente agradável sem excesso, este controle é feito pelo próprio equipamento que irá controlar a cadência da queda dos pellets e da velocidade do sistema de ventilação (ventilador) de modo a manter a temperatura desejada.

 

Tema – As vantagens dos recuperadores calor a pellets